Seja bem vindo

Olá...quero compartilhar com você um pouquinho dos conhecimentos que adquiri ao longo de 22 anos de Magistério no Ensino Fundamental do Municipio de Rio Claro-SP.

São sugestões de atividades que incentivaram muitos alunos do 1º ao 4º ano a se aventurarem, no maravilhoso mundo da leitura e da escrita.

Espero que gostem e que possam aproveitar essas atividades, aprimorando-as e adaptando-as à sua realidade.

Vamos aprender juntos compartilhando nossos conhecimentos.




segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Como trabalhar com as "Famílias Silábicas"


Chegou  o momento onde a atenção de vocês  em  casa  precisa  ser  redobrada; apoiando seus filhos na hora de estudar.

 Começamos a trabalhar com as Famílias Silábicas 

Vv    ( va - ve -  vi -  vo - vu )

A  leitura  e  a  escrita  devem  caminhar  juntas, e para  que  isso aconteça é  necessário que  seus  filhos  realizem  com  atenção as  tarefas  onde é  reforçado  tudo  o  que é ensinado  em classe:

·         Alfabeto - vogais  e  consoantes  (letras maiúsculas e minúsculas )
·         palavras - nomes próprios e comuns
·         frases e textos

Sempre que for tarefas onde seu filho precisa escrever, lembre-os de escrever com letra cursiva ("letra de mão"),  observando se a letra de forma é maiúscula ou  minúscula.

Na hora de estudar ("ler") depois de tomar a leitura ( quando esta for de palavras ) não peça para que seu filho leia sempre da mesma forma , seguindo a mesma ordem, mas de  maneiras variadas; assim  evitamos  que  ele  apenas  decore.

Não deixem  de  ler  os textinhos diariamente e de explorar as histórias oralmente, fazendo perguntas sobre elas.

Como ajudar seu filho a usar o ALFABETÁRIO

Como ajudar seu filho nas tarefas do Alfabetario


MINHAS PRIMEIRAS PALAVRINHAS

1 – Antes de escrever qualquer palavra, ler as famílias silábicas estudadas em classe

2- Com o auxílio das famílias silábicas, formar novas palavras com as sílabas novas

4 -Incentivar seu filho(a) a formar palavras diferentes, com 1, 2, 3 ou mais sílabas. Quanto mais melhor!

5- Só usar as sílabas estudadas para formar novas palavras; você pode utilizar o Dicionário para ajudar.

5- Formada as palavras, copiá-las com letra de forma e depois com cursiva “letra de mão”, observando letras maiúsculas e minúsculas.

6- Estudar as palavrinhas para leitura.

7- Acompanhar o desenvolvimento da leitura e da escrita do seu filho(a) através das atividades diárias.

ATENÇÃO!!! 

A leitura das famílias silábicas e das palavras deve ser feita de forma salteada. Assim evitamos a “decoreba”.

Livros Preferidos

LIVROS PREFERIDOS DA CLASSE  - GRÁFICO – MICO MANECO























M
N
1
A
















M
N
1
B
















M
N
1
C
















M
N
1
D




































M
N
2
A
















M
N
2
B
















M
N
2
C
















M
N
2
D




































M
N
3
A
















M
N
3
B
















M
N
3
C
















M
N
3
D




































M
N
4
A
















M
N
4
B
















M
N
4
C
















M
N
4
D




































M
N
5
A
















M
N
5
B
















M
N
5
C
















M
N
5
D







































Legenda dos livros


Mico Maneco I
a. Cabe na mala
b. Tatu bobo
c. Menino Poti
d. Mico Maneco

Mico Maneco II
a. Pena de pato e de Tico-tico
b. Boladas e amigos
c. Fome danada
d. Uma gota de mágica
Mico Maneco III
a. O rato roeu a roupa
b. No barraco do carrapato
c. Uma arara e sete papagaios
d. O tesouro da raposa
Mico Maneco IV
a. A zabumba do quati
b. Banho de chuva
c. O palhaço espalhafato
d. No imenso mar azul
Mico Maneco V
a. Um dragão no piquenique
b. Troca troca
c. Surpresa na sombra
d.Com prazer e alegria