Seja bem vindo

Olá...quero compartilhar com você um pouquinho dos conhecimentos que adquiri ao longo de 22 anos de Magistério no Ensino Fundamental do Municipio de Rio Claro-SP.

São sugestões de atividades que incentivaram muitos alunos do 1º ao 4º ano a se aventurarem, no maravilhoso mundo da leitura e da escrita.

Espero que gostem e que possam aproveitar essas atividades, aprimorando-as e adaptando-as à sua realidade.

Vamos aprender juntos compartilhando nossos conhecimentos.




segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Nossa rua tem um problema

Indico esse  livro como incentivador da escrita de diários para crianças do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.
Ricardo Azevedo, divide esse livro em dois: Diário do ZUZA e Diário da CLARABEL.
Os personagens moram na mesma rua, mas como menino e menina, percebem os acontecimentos de maneiras diferentes e registram em seus diários, que trazem características de meninos e meninas.
Os diários se encontram no meio do livro e por meio da imagem convida à troca e leitura dos diários.

Já trabalhei com esse livro, propondo que as crianças fizessem o seu Diário de Férias. Os resultados surpreenderam e muitos passaram a ter o hábito de escrever diários. É importante ressaltar que os diários são registros importantes e que só podem ser lidos com a permissão do dono e por isso não cabe aqui, nesse momento, correções ortográficas por parte do professor. è um incentivo a mais para a escrita.

Palavras, muitas palavras...

São pequenos poemas...de A a Z...
Cada poema tem uma letra do alfabeto destacada em seus versos.

" A é a letra de Avião,
De Amarelo
E de Atenção.
De Automóvel
E Assombração..."

Os poemas convidam a boa leitura e auxiliam na aprendizagem da escrita.

Livro de Números do Marcelo

Contando de 1 a 10 com a ajuda das parlendas, versinhos e adivinhações.Contando do 1º ( primeiro) ao 10º (décimo).O que é PAR, TRINCA, QUADRA ?Contando até 100 e até...1.000.
Ruth Rocha convida as crianças a contar até onde sabe e assim entrar no mundo dos números que é um mundo infinito.
Com esse livro começamos a introduzir o conceito de ALGARISMO e NÚMERO, importantíssimo para a compreensão do Sistema de Numeração Decimal.

Bom Dia todas as Cores

Nosso amigo Camaleão quer agradar a todos e por isso vive mudando de cor: rosa, azul, laranja, verde...
Ao final do dia, cansado, percebe que por mais que se esforce, não consegue agradar a todos.
No dia seguinte, resolve usar a cor que mais gosta, fazendo o que lhe agrada e lhe faz bem.
Assim o Camaleão nos ensina que nossa opinião também é importante e que não podemos dar ouvidos a tudo o que os outros falam. Essa história ajuda nossas crianças a expressar a sua opinião e os seus gostos, ao mesmo tempo em que nos ensina as cores e suas nuances. Podendo ser trabalhada em Artes, no ensino da mistura das cores primárias para obter as cores secundárias.


De Hora em Hora...

O que é veazora?   O que é ver as horas?   O tempo é todo divididinho: segundos, minutos, horas...O dia é dividido em 24 horas – dia e noite.
Como é o seu dia?
Ruth Rocha explica como ver as horas nessa outra história que encanta a todas as crianças e desperta sua curiosidade e necessidade em aprender a ler as horas no relógio de  ponteiro. È um ótimo livro para introduzir o estudo das horas

Nicolau tinha uma Ideia

Nicolau vivia num lugar onde cada um tinha uma idéia mas não contava pra ninguém.Ele então contou sua idéia e todos começaram a ter várias idéias na cabeça.Assim, com muitas idéias na cabeça foi necessário construir um lugar grande para contar tantas idéias para as crianças e adultos. E assim surgiu a escola.
Nesse livro, de forma bem simples, porém encantadora, ensinamos para as crianças de qualquer idade  a importância da escola para a disseminação do saber na vida das pessoas.

O Menino que Aprendeu a Ver

Amo começar a Alfabetização, com a leitura desse livro encantador, escrito por Ruth Rocha. 
O livro fala sobre o 1º dia de aula de  um menino que no caminho para a escola vê  placas de trânsito, ônibus e lojas com vários desenhos que não consegue entender.
Na escola a professora começa a ensinar as primeiras letras do alfabeto e o menino vê os mesmos desenhos que ele via pelas  ruas, mas e  que agora passaram a ter um significado para ele.
Aos poucos o menino maravilhado percebe que está  aprendendo a ver ( ler ) e logo consegue ler todas as placas que vê pelas ruas.
 Letra após letra, o menino aprende a ler com o auxilio da professora.